Um novo começo
Novembro 17, 2017
Presidente da República encontre-se com Secretário Geral da ONU
Novembro 30, 2017

Numa iniciativa da Rede Angolana das Organizações de Serviços de Sida (ANASO), também foram montadas tendas junto à TPA e TV Zimbo.

Além de testes rápidos e gratuítos de VIH/Sida, foram ainda distribuídos preservativos femininos e masculinos, lubrificantes e folhetos informativos.

O coordenador de projectos da ANASO, Sílvio dos Santos, esclareceu que a montagem de clínica móvel  enquadra-se nas actividades alusivas ao dia 1 de Dezembro, data consagrada  à luta contra VIH/Sida.

Sílvio dos Santos disse ter ficado surpreso pelo número de pessoas que se dirigiram à clínica móvel, que funcionour das 9 às 13 horas junto Ás instalações da Edições Novembro.

O coordenador da ANASO assinalou que dos diagnósticos feitos com base nos testes apenas um caso foi detectado positivo, que de imediato foi aconselhado e encaminhado para uma unidade hospitalar mais próxima da sua residência, de modo a receber o devido tratamento e acompanhamento.

Para o trabalho realizado na rua Rainha Njinga foram  distribuídos cerca de 40 mil preservativos masculinos, em função da pouca informação que se tem em relação ao uso dos preservativos femininos, chamados de Femidon.
Sílvio dos Santos frisou que  os testes de sangue rápidos de VIH têm duração de 15 minutos, mas lembrou que os voluntários recebem conselho sobre como proceder, caso o resultado seja positivo.

“As mulheres, como sempre, apareceram em maior número em relação aos homens para fazer os testes de VIH-Sida. Na próxima campanha esperemos contar com adesão de mais homens”, notou.

 

Jornal de Angola

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Inscrição